Tem coisas que são impossíveis de se imitar, tal qual uma obra de arte que tem nela depositada, toda expressão, vivência, habilidade e tantos outros fatores, únicos do artista que a concebeu. Assim também ocorre com sua assinatura que também é única, individual, só sua.
Por mais que outra pessoa tente reproduzir sua assinatura e que ela ao final desse trabalho seja muito parecida quando observada de forma geral, pode estar certo que que ela estará carregada de elementos que depois de corretamente identificados, tornam clara a tentativa de imitação, de falsificação. E não importa o tipo de assinatura que você adote se do tipo cursiva ou mais artística.
A propósito, há quem se considere estar mais exposto ao risco quanto a falsificações, quando o tipo de assinatura que utiliza é de escrita cursiva. Aquela que se assemelha muito à sua letra usualmente utilizada ao escrever à mão livre. De fato, dependendo do formato da assinatura e da habilidade de escrever que a pessoa tenha, a assinatura é mais fácil de se reproduzir ou, da mesma forma, mais difícil de se identificar como falsa quando observada muito rapidamente ou sem o uso de equipamentos e técnicas específicas de identificação, como no caso de bancos ou cartórios por exemplo. Porém, do mesmo modo que outras mais rebuscadas, aquela assinatura possui características únicas de quem a lançou e, através de trabalhos mais minuciosos, poderá ser apontada como falsa.
Já as assinaturas mais rebuscadas ou rubricadas como chamada por alguns, são aquelas em que são lançados traços que não necessariamente estão associados a letras ou outras informações legíveis. A assinatura é representada por uma junção de elementos que simbolizam informações específicas de quem a concebeu, também únicas e que em geral respeitam certa proporcionalidade, sequência de traços, eventuais sobreposições de traçado e tantas outras particularidades. Também pode ser reproduzida por falsificadores competentes, por mais estranho que pareça, por vezes até de forma mais facilitada que a assinatura cursiva. Mas novamente, estarão lá depositados naqueles traços, características únicas de um único e determinado punho escritor.
De uma forma ou de outra, não há como se reproduzir com perfeição a assinatura de outra pessoa. E como identificar se uma determinada assinatura apresentada é autêntica ou falsa? Comparando-se com amostras legítimas, contemporâneas, em boa quantidade e com características de lançamento semelhantes. Mas isso já é assunto para nosso próximo texto.
Sucesso.