Artigos

18-diferencas-e-semelhancas-em-assinatura-800x400.png

Diferenças e semelhanças em assinaturas

Artigos

Toda vez que nos deparamos com a necessidade de determinação de autenticidade ou falsidade de uma assinatura, iniciamos, evidentemente, um processo comparativo. Significa dizer que é preciso comparar a assinatura que está sendo questionada, com um grupo de assinaturas autênticas, lançadas pela pessoa a quem essa assinatura foi atribuída.

Esse trabalho comparativo que segue diversas rotinas técnicas, pode apontar diferenças e semelhanças entre essas assinaturas. Diferenças e semelhanças?  Ao mesmo tempo? Sim. E isso é um fato natural e corriqueiro.

Já comentamos por aqui que por mais que uma pessoa tente reproduzir a assinatura de outra e que, no final do trabalho essa assinatura acabe ficando muito parecida em termos de estética ou morfologia, ela certamente estará carregada de elementos que, depois de corretamente identificados, podem demonstrar claramente um ato de falsificação.

Por outro lado, uma mesma pessoa não conseguirá reproduzir sua própria assinatura de maneira idêntica, todas as vezes, quando a observamos mais minuciosamente. Por inúmeros fatores, o produto final dessas escritas, vai apresentar diferenças entre eles, mesmo que sutis e certamente isso não significa necessariamente que elas não são autênticas.

É justamente todo esse contexto que torna complexo e interessante o processo de identificação de autenticidade de assinaturas ou mesmo de escritas manuais, que vão exigir do profissional que as analisa, empenho e dedicação para a correta determinação e apresentação dos resultados do estudo, seja em um Laudo ou em um Parecer Técnico.

Ao perito grafotécnico cabe fazer a correta leitura de todas essas diferenças e semelhanças e jamais finalizar uma análise a partir exclusivamente de semelhanças para a conclusão de autenticidade ou exclusivamente de dissemelhanças para a conclusão de falsidade. Como bem disse DEL PICCHIA, profissional que é uma das maiores referências no assunto, “... semelhanças e diferenças sempre coexistem nas escritas autênticas originárias do mesmo punho, igual sucedendo em relação às falsas imitadas em confronto com as genuínas. Em cada cotejo, pois, as semelhanças deverão ser apontadas, analisadas e explicadas, assim como as diferenças...”.

Sucesso.    Fernando Raasch