Artigos

16-a-genese-grafica-800x400.jpg

A Gênese Gráfica

Artigos

Muitos de nossos movimentos corporais, até mesmo o ato de respirar por exemplo, emanam de funções neurológicas, atos extremamente complexos que advém de comandos cerebrais. Assim ocorre também com a escrita manual, que em primeira análise pode parecer um gesto simples.

Na verdade, a escrita manual também parte de comandos neurológicos complexos, desenvolvidos e aprendidos em algum momento da vida do indivíduo e que no momento de seu lançamento, são transmitidos por músculos condutores aptos a responder a esses comandos. Isso torna o gesto de escrever único e individual. A propósito essa é a teoria em que se baseia o princípio fundamental da perícia grafotécnica, de que “O grafismo é individual e inconfundível”, segundo Del Picchia, autor dos mais respeitados nessa área.

Dessa forma, é a análise da chamada gênese gráfica, mais completa que a simples leitura quanto à forma dos traços que estejam sendo questionadas, que vai nortear o trabalho pericial. Isso porque, considerando todos esses fatores neurológicos, torna-se impossível alguém conseguir reproduzir fielmente, escritas que tenham sido desenvolvidas por outra pessoa. Por mais que ela tenha habilidades manuais bem desenvolvidas ou alto senso de observação, ao realizar suas escritas, deixará naquele momento, características únicas e exclusivas que permitirão diferenciar os lançamentos como sendo de punhos escritores distintos. Essas características são identificadas, por exemplo, a partir de análises de como ocorre o ataque do instrumento utilizado para escrever sobre a superfície, qual a pressão exercida quando do desenvolvimento dos traços, as inversões e sobreposições de traços, inclinações pontuais e particulares, como esses são finalizados e tantos outros.

Esses estudos permitem concluir em processos comparativos por exemplo, que assinaturas diferentes em sua forma, porém com convergências em termos de gênese gráfica, devam ser atribuídas a uma mesma pessoa. Já assinaturas semelhantes em sua forma, mas divergente em termos de gênese gráfica, devam ser atribuídas a pessoas diferentes.

Consulte um profissional.